Fora do Lugar

Texto: Fred Gustavos
Fotos: Alex Oliveira, Fred Gustavos, Andreza Leria, Anne Martins, Amilton Martins, Natalia Apolinario, Felipe de Melo, Edinete Pereira, Carlos Junior e Mari Gemma De La Cruz

Uma experiência fotográfica que procura despertar tanto um olhar apurado ao real do contemporâneo quanto a metaforizar questões e dilemas diários de nossa cidade. Decodificar nas ruas o comportamento que precede o que temos enquanto cidade, o quanto nossas escolhas estão evidentes e marcam o espaço e tempo em que vivemos; dentre as muitas linguagens artísticas creio que a fotografia nos versa sobre o que quisermos atendendo a urgência de nossas reflexões.

A bagagem que Alex Oliveira nos traz é provocadora para pensarmos em uma fotografia que possa se aproveitar da tecnologia, mas que se pré-ocupa muito mais em promover um diálogo atual (e aí a essência dessa arte) que se estabelece entre imagem e espectador. O que meus olhos vêm que desejo que você compreenda? O contemporâneo não é fácil de se ler, de se haver e a fotografia contemporânea é uma das artes que se propõe a refletir as questões do hoje.

Alex Oliveira

O mais bacana dessa vivência é como cada um carrega consigo a capacidade de refletir sobre determinado tema com um olhar curioso e sensível. Onde mesmo surgindo dificuldades técnicas, conseguem se expressar na captura de um olhar todo um universo de possibilidades e indagações sobre a cidade. Colocar-se fora do lugar é pensar onde estamos nessa cidade, como construímos ela, e o que urge dentro de cada um sobre onde habita.

A galeria apresenta uma seleção dos trabalhos realizados no curso nas imediações do bairro do Porto e as demais ocupam um dos nossos mais atrativos pontos culturais. Os lambe-lambe foram aplicados na Praça da Mandioca e ficam em exposição pelo tempo que cada um tiverem que durar nesse lugar fora do lugar.

Fred Gustavos
Andreza Moraes Leria
Anne Soares Martins
Amilton Martins
Natalia Apolinario
Felipe Moreno de Melo
Edinete Silva Pereira
Carlos Alberto Junior
Mari Gemma De La Cruz

Sobre o curso

“Fora do Lugar – Curso de Fotografia Contemporânea” propõe aos participantes exercitar um pensamento de edição e curadoria das imagens, escolhendo, entre todas as imagens produzidas, algumas para compor uma exposição pela cidade, através da técnica de lambe-lambe, sendo expostas em muros e prédios, expandindo, com isso, a presença da arte fotográfica para além dos espaços formalmente destinados as exposições artísticas (galerias, museus e salões de arte), privilegiando os espaços públicos como plataforma expositiva e fomentando reflexões sobre seus potenciais estéticos, reflexivos e sensíveis de pensar o corpo, o espaço e as relações de convivência.

Sobre o fotógrafo

Alex Oliveira, fotógrafo e artista visual, natural de Jequié (BA), graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, reside e trabalha na cidade de Uberlândia (MG). Atua em projetos ligados a fotografia, cinema e vídeo (websérie, videoperformance, ideodança e videoarte), além de ministrar oficinas de fotografia contemporânea em diferentes instituições. Desenvolve investigações artísticas envolvendo fotografia, performance, mídias digitais, intervenção urbana e arte contemporânea. Na Bahia integrou exposições individuais e coletivas, na Aliança Francesa, em 6 (seis) edições dos Salões de Artes Visuais (obtendo menções honrosas e prêmio do público), na 3ª Bienal da Bahia e no Espaço Pierre Verger da Fotografia. Em Belém (PA) participou do Diário Contemporâneo de Fotografia, tendo seu ensaio sido incorporado a Coleção do Diário. Na Suécia realizou sua segunda exposição individual, com fotografias produzidas no Brasil e durante residência artística na Europa. Em São Paulo participou da Temporada de Projetos 2016 do Paço das Artes. Em Minas Gerais, durante o ano de 2016, integrou uma exposição coletiva no MUNA e realizou duas exposições individuais: na Mostra de Artes Visuais do SESC e na galeria de arte da Oficina Cultural, ambas localizadas em Uberlândia. Em março de 2017, realizou uma Oficina de Fotografia Contemporânea no Sesc Arsenal em Cuiabá (MT) e em maio irá expor em Belém (PA) no Diário Contemporâneo de Fotografia, realizando, paralelamente, uma Oficina de Fotografia Contemporânea.

Inscreva-se
Receba as últimas atualizações em seu email