Pantanal em chamas: conheça as Instituições que estão recebendo voluntários, doações e alimentos

Nos últimos meses, o Pantanal vive a maior estiagem desde 1998, quando o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) começou a registrar os números. Com altos índices de focos de incêndio, o fogo já destruiu 15% da região, com 2,3 milhões de hectares da vegetação do bioma, além de uma alta mortalidade de animais , afetando também a vida de centenas de pantaneiros que vivem da pesca e do turismo na região.

Os incêndios têm ganhado proporções gigantescas na mídia nacional e internacional. Diante de tamanha repercussão, comovidas com a situação que o Pantanal enfrenta neste ano, muitas pessoas têm buscado formas diversas de oferecer apoio, via doações de alimentos, medicamentos aos animais, doações em dinheiro e, até mesmo, como voluntários para atuação na linha de frente no combate aos incêndios.

Saiba como ajudar. Conheça algumas instituições sérias, que trabalham em prol do Pantanal, que estão recebendo voluntários, doações, alimentos, etc. Essa seleção foi feita pelo Observatorio Pantanal, uma união de organizações da sociedade civil que atua em prol das questões socioambientais na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai na Bolívia, Brasil e Paraguai.

Conselho de Medicina Veterinária do Mato Grosso (voluntariado): você pode colaborar por meio da vaquinha virtual, doar medicamentos e utensílio veterinários ou ainda se cadastrar como voluntário para o atendimento aos animais vítimas de incêndios. Para mais informações, acesse o site https://crmv-mt.org.br/novo/1555-2/

Comitiva Esperança (voluntariado/recursos):  A Comitiva Esperança leva alimentos, produtos de higiene e informação às comunidades carentes do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso do Sul. Ajude clicando aqui. O projeto continua com a campanha de doação $ para a compra de alimentos e kits de higiene básica para as famílias que estão isoladas no Pantanal. Parte do recurso doado também será destinado para a compra de equipamentos de proteção para as brigadas comunitárias. Além disso, o Comitiva está aceitando voluntários que possam colaborar com a Comunicação do projeto. Mais informações em @comitiva.esperanca.

Instituto Arara Azul (voluntariado): a organização continua com a campanha de doação de recursos $ que seráo utilizados para o fortalecimento do trabalho pós-fogo, diagnóstico, compra de equipamentos que foram perdidos com os incêndios, ninhos artificiais, etc. Acesse @institutoararaazuloficial

Ampara silvestre (voluntariado/ recursos): a instituição está em busca de voluntários para o resgate de fauna e também aceita doações $. Para saber mais https://www.instagram.com/amparasilvestre

Ecotrópica (ilha de alimentação): a organização está na linha de frente, ajudando os animais que tanto tem sofrido com a falta de água, o fogo e a falta de alimentos na transpantaneira. Você pode doar $, por meio da vaquinha virtual, cujos recursos serão usados para instalar baldes de água enterrados com ilhas de alimentos na transpantaneira. Acesse: https://www.instagram.com/ecotropica/

Instituto Homem Pantaneiro (recursos): você pode doar $ para ajudar na formação de brigadas comunitárias, compra de equipamentos de proteção para quem estará na linha de frente nos combates. Mais em: @ihp_pantanal_

SOS Pantanal (recursos): as doações $ serão destinadas para instituições que estão atuando diretamente no combate dos incêndios no Pantanal. Veja como doar em: @sospantanal

Ecoa (recursos): as doações vão para o suporte logístico e equipamentos às brigadas comunitárias voluntárias no combate aos incêndios no Pantanal. Acesse: https://ecoa.org.br/apoie/

Projeto Bichos do Pantanal (recursos): Por meio da Ação Bicho Vivo, você pode doar $ para a compra de material veterinário, alimentos e equipamentos para o socorro dos animais resgatados vítimas dos incêndios do Pantanal. Saiba mais em: @bichosdopantanal

Instituto Gaia (recursos): O Instituto realizará uma expedição levando apoio humanitário as Comunidades Tradicionais Pantaneira. Todo o recurso arrecadado será destinado para a compra de alimentos, produtos de higiene e máscaras, além de soro fisiológico. Mais informações em: institutogaia18@gmail.com.

Além da listagem disponibilizada pelo Observatorio Pantanal, nossa redação apurou outras instituições que possuem uma rica trajetória de projetos em defesa do meio ambiente e das causas sociais e que também seguem com campanhas em defesa do Pantanal. Algumas dessas, atuam no Pantanal de forma continua, para além do período das queimadas.


O WWF (recursos): Trabalha para proteger espécies ameaçadas de extinção, conservar grandes áreas ambientais, impactar positivamente a vida das pessoas que vivem nelas. O Pantanal está entre as regiões de atuação da organização.  no Brasil, fornecendo apoio imediato ao combate a queimadas e desmatamento. Você pode verificar como ajudar AQUI.

Instituo Onçafari (recursos): Tem como meta preservar áreas de interesse ecológico. Propriedades com áreas de mata nativa ou em regeneração são doadas por filantropos à Associação, que passa a protegê-las, garantindo abrigo e passagem para a fauna silvestre. O instituto também cria novas unidades de conservação, tanto privadas, quanto públicas, fornecendo estudos técnicos que as viabilizem e engajando todos os envolvidos e interessados no processo. Saiba mais clicando aqui.

Instituto Acaio (recursos): O Acaia Pantanal está presente no dia a dia da população ribeirinha, atuando junto às famílias e atores locais, conjugando educação e proteção social como meios de assegurar o desenvolvimento integral dos moradores da beira do rio e contribuir para o desenvolvimento socioambiental da região. Veja como ajudar clicando aqui.

WCS Brasil (recursos): A instituição internacional sem fins lucrativos desenvolve um programa específico para o bioma do Pantanal. O instituto tem a missão de preservar, mas também promover pesquisas científicas sobre a fauna e flora. As doações são feitas em dólar. Ajude clicando aqui.

Grupo de resgate de animais em desastres (recursos): Equipe de voluntários trabalha nos resgates de fauna no Pantanal. Doações ajudam nas ações de resgate e cuidados dos animais, bem como para manutenção da equipe de campo. Clique aqui para doar.

Pantanal Relief Fund (recurso): Pantanal Relief Fund ou Fundo de emergência para o Patanal está na linha de frente do financiamento dos resgates e também do tratamento de animais afetados com as queimadas no Pantanal. Para conhecer, acesse AQUI. Link para doações disponível na BIO do Instagram .

Inscreva-se
Receba as últimas atualizações em seu email