Yanomami Davi Kopenawa recebe título de doutor honoris causa da Unifesp

Da redação
Foto de capa: Christian Braga / ISA

Nesta quarta, 15, Davi Kopenawa, pensador, líder político e xamã do povo Yanomami receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), inédito na universidade.

Kopenawa representa uma das lideranças intelectuais, políticas e espirituais mais importantes no panorama contemporâneo de defesa dos povos originários, do meio ambiente, da diversidade cultural e dos direitos humanos. A cerimônia de outorga do título será realizada ao vivo, às 10 horas, com transmissão pelo canal oficial da Unifesp no YouTube.

Além de líder político e xamã do povo Yanomami, Davi Kopenawa é presidente da Hutukara Associação Yanomami, ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica, escritor, roteirista, produtor cultural, palestrante, ganhador de grande número de prêmios nacionais e internacionais e membro da Academia Brasileira de Ciências. É autor da obra” A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami”, em coautoria com o antropólogo Bruce Albert, amplamente celebrada pela comunidade antropológica internacional.

No âmbito audiovisual, Kopenawa participou como roteirista e ator do filme “A Última Floresta”, de Luis Bolognesi, lançado em março de 2021 e vencedor de diversos prêmios, entre eles o prêmio Platino 2022 de melhor documentário, considerado o “Oscar Latino”.

A outorga do título a Kopenawa teve processo iniciado na Unifesp em 2021 e contou com centenas de assinaturas de apoio de docentes, técnicos(as) e estudantes da universidade. Ela faz parte de um processo de busca por diálogos e descolonização de saberes em andamento na instituição, que também inclui a criação da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e Não Hegemônicos, em 2016, e a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, em 2020, com foco na área socioambiental.

Assista a cerimônia:

Inscreva-se
Receba as últimas atualizações em seu email