“CUIABÁ OUTROS 300”

Texto: Bruna Obadowski
Fotos: Ahmad Jarrah, Bruna Obadowski e Junior Silgueiro

Um livro que ousa desprender-se dos princípios da obviedade atribuídas à cidade por um só olhar, que nutre a subjetividade do quotidiano, revelando todas as belezas da cidade a partir de olhares múltiplos. São narrativas contemporâneas que revelam as minuciosidades da cidade de uma forma não linear, no auge do seu tricentenário. Essa é a essência do projeto “Cuiabá outros 300”, uma inciativa do fotógrafo e documentarista Junior Silgueiro.

Bruna Obadowski

O livro é a materialização de olhares e perspectivas sobre a cidade, seu cotidiano e sobre as pessoas que nela residem. A fotografia é vista aqui, como um potente instrumento mediador, uma intervenção pessoal capaz de presentificar os valores pessoais, simbólicos e objetivos, refletindo visões, pensamentos e sentidos de pessoas, tempos e espaços. O livro é, portanto, a última, das várias etapas do projeto, construído de forma colaborativa. Entre os colaboradores estão Protásio de Moraes, Jociano Brait, Gabriela Silgueiro, Lucas Ninno, Gustavo Nascimento e Ahmad Jarrah.

Para isso, a cada quinze dias serão lançados, até abril de 2019, vinte ‘missões fotográficas’ (ou temas) para os participantes. A cada tema, serão escolhidas 15 fotografias para compor o mosaico de imagens a construir uma nova narrativa sobre a cidade. O projeto foi lançado dia 8 de abril e já teve quatro temas anunciados: origens, céus, obras e patrimônios. Já com 30 fotos selecionadas e contempladas para compor o livro, “Cuiabá outros 300” lançou seu quinto tema, sabores.

Ahmad jarrah

 O novo tema segue com a seleção das fotografias até o domingo (17) e é um deleite para os olhares curiosos sobre nosso vasto campo de sabores e aromas da nossa saborosa Cuiabá. Um convite à composição artística de quem muito vive a cidade, respira, sente, que come o pequi e o pacu, de quem faz a rapadura e de quem parte rumo à feira às 8h da manhã para buscar a banana da farofa de domingo. A cor dos temperos, a texturas das frutas da nossa terra, a poesia da cadência do pacu assado são, dentre muitos, assuntos a serem retratados pelos fotógrafos profissionais, amadores a amantes da fotografia neste tema.

“Os peixes, principalmente o pacu, o pintado, a piraputanga, a piranha e o lambari. Os doces de caju, de goiaba, de mamão verde, de abóbora, de coco, furrundu, pixé, “puxa-puxa”, pé-de-moleque, bolo de arroz, bolo-flor, francisquito e rapadura. A Maria Izabel, o cozidão cuiabano, a banana da terra, o pequi, a farinha de mandioca e o espetinho “de gato”. O guaraná ralado, o licor de pequi e as cervejas especiais produzidas aqui, entre tantos outros sabores que nos marcam, nos conectam com o outro e nos moldam”.

Junior Silgueiro
Junior Silgueiro
Junior Silgueiro
Junior Silgueiro

Para participar do projeto, basta usar a hashtag #CuiabáOutros300, no caso do tema sabores usar a hashtag #outros300sabores ao publicar uma fotografia no Instagram. Mas lembre-se, é preciso que sua fotografia esteja de acordo com o tema da vez. Ao finalizar a chamada de cada tema, os curadores do projeto farão a seleção das 15 fotografias, para então abrir a chamada para um novo tema. Ainda são mais 15 temas e 15 oportunidades para compor este lindo projeto.

Como um derradeiro dia de sol, o homem segue moldando a cidade, fazendo-se característica dela, criando-a e recriando as narrativas de uma terra, cujo o natural é a hospitalidade, suas formas e seus sabores. Às vezes mais bela, outras menos, mas sempre com sol a brilhar a cada amanhecer. E assim, o projeto busca até abril de 2019 retratar a cidade, esmiuçar o funcionamento dos processos da vida na perspectiva de muitos, das muitas cuiabanias que existem por aqui, olhares  livres de “pré-conceito”, e repletos de atenção e verdade, para então lançar o livro.

“#400VezesCaboFrio”

O projeto “400VezesCaboFrio” que Silgueiro coordenou em 2015 na cidade de Cabo Frio/RJ é a inspiração para “CuiabáOutros300”. Ele e Ivo Barreto lançaram juntos a memória e território com as 400 imagens e centenas de olhares sobre Cabo Frio, cujo livro foi lançado e está à venda. Foi uma experiência que resultou em um grande projeto de fotografia documental de sucesso e que estimulou Junior a voltar à Cuiabá e lançar após quase três anos de pesquisa o desafio de um ovo olhar sobre Cuiabá em comemoração ao seu tricentenário.

O quê? Projeto “CuiabáOutros300” tema sabores
Data do tema: ate 17/06/2018
Quanto? Free

Para saber mais sobre o projeto:
Instagram: @cuiabaoutros300
Facebook: https://www.facebook.com/CuiabaOutros300/

Inscreva-se
Receba as últimas atualizações em seu email