Texto: Bruna Obadowski e Santigo Santos
Fotos e Documentário: Henrique Santian

Que ficar em casa é a recomendação todo mundo já sabe, mas o que fazer nesses dias de quarentena? Em meio à pandemia do Covid-19, artistas, documentaristas e até mesmo plataformas de streaming estão liberando produções de forma gratuita, para entreter as pessoas, diminuindo assim a possibilidade de exposição e, consequentemente de contágio em massa do novo coronavírus.
Para compartilhar com o mundo toda fé, resistência e sabedoria para este momento, o documentarista mato-grossense, Henrique Santian, não titubeou e seguiu o mesmo caminho de coletividade, disponibilizado no último sábado (21) o documentário “A fé de Francisca”. O documentário, que segue aberto para livre acesso online até o dia 27 de março, narra a história da benzedeira Francisca, Vó Chica, como é carinhosamente conhecida.
O documentário, captado pelo olhar artístico de Santian, é um curta-metragem que homenageia em vida a benzedeira Francisca Correia da Costa, 104 anos, nascida na região de Lixeira, Lagoinha de Baixo, zona rural de Chapada dos Guimarães. Vó Francisca é mãe de 12 filhos, parteira desde os seus 10 anos de idade, e tem um reconhecido trabalho na cura pela fé e pelas plantas do cerrado.
Sejamos resistente neste momento. Como aprendizado, carrego os ensinamentos de Francisca e os compartilho com todos o poder que a fé e arte podem ter neste momento.
O documentário é uma ode à religiosidade, à valorização da esperança e espiritualidade em meio aos tempos sombrios e incertos que vivemos. A humildade da protagonista, sua pluralidade com a religião e o seu altruísmo é inspirador. Trata-se de mais um exemplo de vida e sabedoria para refletirmos no tempo que nos está disponível.
Assista! Valorize a cultura, o cinema e as artes.
CONHEÇA MAIS O TRABALHO
