49% dos brasileiros acreditam que vão precisar mudar de endereço por causa da crise climática

Após mais um desastre natural causado pelo clima, uma pesquisa da Ipsos feita em 34 países reascendo o alerta para um dado alarmante: 49% dos brasileiros acreditam que vão precisar mudar de endereço nos próximos 25 anos devido às mudanças climáticas. O país é o 3º colocado do ranking mundial.

O índice está acima da média global, que é 35%. O primeiro colocado do ranking é a Índia, onde 65% das pessoas acham que vão precisar se mudar por causa das alterações bruscas no clima.

No Brasil, 71% dos entrevistados disseram crer que as mudanças climáticas terão um efeito severo nos locais onde moram já nos próximos 10 anos. A média global neste cenário é idêntica à registrada no Brasil: 71%. Em Portugal, 88% concordam com esta projeção, o maior percentual entre as nações que integram o estudo.

Além disso, 63% dos brasileiros afirmaram que as mudanças climáticas já tiveram um efeito grave onde vivem. A média global é de 56%. O primeiro colocado da lista é o México, que registrou índice de 75%.

A pesquisa ‘Climate Change: Severity of Effects and Expectations of Displacement’ foi realizada pela Ipsos entre julho e agosto de 2022 com 23.507 entrevistados, em 34 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Argentina, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia.

Mudanças climáticas e tragédias no Brasil

Essas situações têm sido cada vez mais comuns em vários estados brasileiros, cuja população tem sofrido diretamente os impactos das mudanças climáticas. Segundo o climatologista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Nobre, em entrevista à imprensa, a tragédia está diretamente associada às mudanças climáticas.

Logicamente que não é a primeira vez que uma chuva concentrada aconteceu na região, mas o que aponta a relação com o aquecimento global é que é um evento que está se tornando muito mais frequente. Se não tivesse nada a ver com o aquecimento global, estaria acontecendo com uma certa frequência, que seria menor do que a atual.

Carlos Nobre – Climatologista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Tragédia no litoral de São Paulo

As fortes chuvas que acometeram São Paulo nos últimos dias provocaram mais uma grande tragédia no Brasil.  No litoral paulista, o governo já oficializou 48 mortes até às 15h10 desta terça-feira (21). O número de desaparecidos na região passa de 40. Segundo a Defesa Civil, mais de 2 mil pessoas estão desalojadas e mais de 700, desabrigadas. 

Inundação em Mato Grosso

Dezenas de famílias foram atingidas por uma enchente provocada pelo transbordamento do Rio Vermelho, no município de Rondonópolis-MT. As famílias foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e tiveram que deixar suas casas para se dirigirem a abrigos montados pela Assistência Social do município.

O volume do rio subiu 1,5 metros em apenas 24 horas, em decorrência das fortes chuvas que atingem a região. Desde a última sexta-feira (17) até segunda-feira (20) foram registrados 300 milímetros de precipitação. A situação provocou um alerta da Defesa Civil, que juntamente com os Bombeiros seguem auxiliando as vítimas e identificando pontos críticos.

Rio vermelho transborda e famílias são resgatadas pelo corpo de bombeiros em Rondonópolis/MT. Imagem: DroneRuo. Fevereiro/2023.
Inscreva-se
Receba as últimas atualizações em seu email