Em um ano, número de famílias ameaçadas de despejo aumentou mais de 50% no país

São Paulo, Amazonas e Pernambuco são os estados com mais famílias nessa situação; Mais de mil conflitos envolvem disputas por terra

Da redação
Foto de capa: Rovena Rosa/EBC

Desde fevereiro de 2022, o número de famílias ameaçadas de despejo cresceu mais de 50% em todo o país, subindo de 132.291 para os atuais 240.621. É o que mostra o Mapeamento Nacional dos Conflitos pela Terra e Moradia, da Campanha Despejo Zero. A plataforma permite o mapeamento de conflitos pela terra e moradia em todo Brasil de forma contínua e colaborativa.  

Foto: Reprodução Despejo Zero/2023

As justificativas apresentadas para as ameaças de despejo em todo o país são diversas. Entre elas estão a reintegração de posse, área de proteção ambiental, impacto de obras públicas e áreas de risco.  Ao todo, são 1.121.132 pessoas atingidas. Dessas, pelo menos 66% são negras e 60 % são mulheres 60%, além de 162.595 crianças e 159.742 pessoas idosas. 

Para Raquel Ludermir, coordenadora de Incidência Política da Habitat para a Humanidade Brasil, o despejo é devastador para as famílias, especialmente para mulheres, crianças e pessoas idosas. 

“Desde o momento da ameaça, quando acontece o medo de ser despejado, além do trauma de um despejo violento, até às violações de direito enfrentadas por não ter onde morar. A moradia é porta de entrada para uma série de direitos básicos. Sem teto e sem comprovante de residência, as crianças não conseguem ter acesso à escola e aos serviços de saúde e lazer, enquanto as pessoas idosas sofrem por questões identitárias e pelos laços afetivos criados com o território”. 

De acordo com o levantamento, o estado com maior número de famílias nessa situação é São Paulo com mais de 70 mil ameaças de despejos e 7.655 famílias despejadas atualmente, seguido pelo Amazonas com 33.142 e Pernambuco com 21.611 famílias ameaçadas.

Foto: Reprodução Despejo Zero/2023

Além das famílias ameaçadas de despejo, o levantamento mostra também que o país tem mais de mil conflitos envolvendo disputas por terra e moradia. 

Foto: Reprodução Despejo Zero/2023

Inscreva-se
Receba as últimas atualizações em seu email